segunda-feira, 9 de maio de 2011

Diario de Bordo 3 – O Evento


Foto: André Muriçoca
 Entramos na reta final na realização da Trilha das Serras 2011 e nos últimos dias é aquele corre-corre. Pega material de patrocinador aqui, recebe planilhas ali, verifica-se adesivos, camisetas, liga pra um, liga pra outro e meu telefone não para. É gente pedindo informações, fazendo inscrições, o hotel me liga confirmando a quantidade de pessoas pro almoço e no meio desse tumulto alguém me liga dizendo que o meu apartamento estava pegando fogo. Lógico que eu pensei que era um trote, mas logo em seguida liga meu filho todo esbaforido dizendo: “Pai corra pra casa que o ventilador do sr. pegou fogo e queimou todo seu colchão!” “Pensem num sufoco”. Corri em casa, mas graças a Deus, a meu filho e ao meu visinho Lon, tudo já tinha sido apagado e no final, deu tudo certo.

Foto: André Muriçoca
Bom, voltando ao evento. Na abertura, muita resenha na Girassol Veículos. Boa comida, Uísque do bom, uma musicasinha ao vivo da melhor qualidade, iniciamos com a entrega dos kits e depois começamos o briefing com os agradecimentos iniciais para em seguida darmos todas as explicações da planilha. Nesse instante me chega uma noticia não muito legal. É que o Flavio Bulhões, que iria puxar o comboio da categoria Trilha, não mais poderia ir ao passeio por problemas familiares. Mas, no briefing, ele me disse para não me preocupar, pois no segundo reconhecimento da trilha nós tínhamos levado com a gente o Luzardo, o Jorio e o Luciano e que os três também sabiam da trilha e a planilha estava muito bem feita, e que eles dariam conta desse serviço de puxar o comboio. De cara eu disse ao Flavio: Amigo será que isso vai dar certo? Sei não,sei não, esses “MENINOS” são muito novos ainda, será que eles num vão se perder? (os caras devem ter pelo menos uns 25 anos de fora de estrada, cada um.), mas na altura do campeonato... Conversei com o Luzardo e o Luciano, expliquei novamente a planilha e fui dormir mais tranqüilo.

Foto: André Muriçoca
No sábado saímos pontualmente às 8h(como estava combinado) do posto São Luis 1, seguimos juntos até a cidade de Lagoa de Pedras. Tudo certinho entramos na trilha. No começo nada de especial, somente uma laminha para a categoria TRILHA, mas nada que um troller reduzido não atravessasse tranqüilo. Daí, chegamos à Pedra da Boca onde estava certo uma parada para uma água de coco e a divisão do comboio em dois. A turma dos carros light iria subir a serra comigo por um lado e a turma da trilha radical iria subir a serra por outro caminho, seguindo a planilha. Era exatamente a parte onde os “MENINOS” puxariam o comboio. Depois do coco, largaram normalmente do restaurante de seu Tico e para minha surpresa, eles se perderam à apenas 1,26km de distancia de onde partiram, simplesmente não entraram na 1ª bifurcação. Acontecendo o que eu mais temia. Passaram direto da entrada da “trilha do umbu” e levaram um comboio de quase 40 carros para um alagadiço do tamanho de um trem.

Foto: André Muriçoca
Foto: André Muriçoca
Mais tarde, o Jório me confidenciou que desconfiou que estava errado, pois quando olhava para traz via a pedra da boca se distanciando dele e sabia que tinha que passar ao lado dela, mas na altura do campeonato... tinha que “sustentar o erro” pra não dar o braço a torcer e resolveu seguir em frente com os outros. Em pouco tempo começou o “furdunço”. Atola daqui, puxa dalí, e nesse “chamego” todo foram quase 3h e meia de peleja para passar com todos carros para o outro lado dessa trilha e ainda não se dando por satisfeitos com a errada que tinham dado, quando chegaram no asfalto, entraram no sentido inverso da planilha e no lugar de irem para esquerda (sentido Araruna) foram para direita voltando novamente para a cidade de Passa e Fica. Ou seja, estavam completamente perdidos e rodando em círculos. Só depois do ocorrido foi que me falaram que Luzardo não tinha GPS, Luciano se perde até no caminho de casa e Jório vai atrás dos outros dois sem nem pestanejar. E ainda teve uma passagem engraçada nisso tudo. Foi quando a esposa do Jório, dona Neném, desconfiada que o Jório andava perdido lhe disse:

Neném – Querido, como se chama essa cidade que estamos?

Jório – É Araruna Neném. Nós estamos em Araruna.

Neném – Engraçado, porque será que não tem nenhum prédio publico com esse nome?

Jório – Procure que você acha Neném, vá procurando, vá procurando...

Me digam se dar pra agüentar um trio desses.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Resumo da ópera: Depois de certo tempo perdidos, resolveram chegar a Bananeiras pelo asfalto mesmo.

Foto: André Muriçoca
Já na categoria passeio estava tudo as mil maravilhas. Trilhas belíssimas, sem nenhum problema mecânico. E pelo radio a turma era só elogios. Aí conversando com minha mulher, Falei: “Graças a Deus deu tudo certo, Bananeiras está bem ali, mais ou menos à uns 15km e nós chegaremos lá no horário previsto”. Mal fechei a boca corre um senhor na nossa frente informando que o rio da cidade de D. Inês estava de “barreira à barreira” e não passava carro nenhum. Pronto! Pensei. Eu e minha língua grande. Quem mandou elogiar antes da chegada. Mas esse mesmo senhor nos deu uma alternativa de cruzar uma passagem molhada numa fazenda próxima. Fomos todos verificar. O local era muito bonito, mas o volume d’água era muito grande e por precaução resolvemos não arriscar. Fizemos a volta no comboio e seguimos pelo asfalto para Bananeiras. Atrasando nosso almoço em quase duas horas. Mas no final deu tudo certo e todos foram almoçar ao som de bom forró pé de serra no restaurante do Hotel Serra Golfe, que por sinal é um excelente hotel. Eu recomendo.

Foto: André Muriçoca
No domingo, reuni a turma da categoria Trilha e resolvemos precorrer a segunda parte da planilha. Somente a parte que eles não fizeram no dia anterior. Trilha muita bonita que no final tem aquela descida do tipo pirambeira com pedras soltas que falei em outro diário de bordo. Encerramos assim mais esse depoimento desse evento maravilhoso chamado TRILHA DAS SERRAS 2011, evento esse que leva a marca Tração e Trilhas Expedições, com muita alegria e fé em Deus, acreditando que fizemos um bom trabalho e que tão logo seja possível estaremos novamente programando mais uma nova aventura. Fiquem ligados no nosso blog e até a próxima.
Foto: André Muriçoca

Um comentário:

  1. Amigo JUAREZ, parabens pelo brilhante evento,em meu nome e dos companheiros que convidei.Grande abraço e fique com DEUS. ROBERTO ESTEVAM

    ResponderExcluir