sábado, 23 de abril de 2011

A Cidade - Bananeiras/PB


http://www.portalmidia.net/wp-content/uploads/bananeiras-1.jpeg

     A cidade está localizada na Serra da Borborema, região do Brejo paraibano, a 141km da capital João Pessoa e a 70km de Campina Grande. Com altitude de 526m, Bananeiras possui clima frio úmido, com temperatura média de 28°C no verão e 10°C no inverno. Cortada por estratégicas rodovias estaduais, que se interligam a rodovias federais, liga-se a João Pessoa, Natal, Recife e Campina Grande, em poucas horas de viagem.
     Bananeiras foi o maior produtor de café da Paraíba e o segundo do Nordeste. Em 1852, o café de Bananeiras rivalizava em qualidade e aceitação com o de São Paulo. Aqui, produzia-se um milhão de sacas ao ano. Para fazer o produto chegar aos principais centros consumidores o transporte era precário. O trem só chegaria 72 anos depois. As edificações do período colonial (séc.18), neoclássico, ecléticos, art-decô e protomodernistas, que ainda existem na cidade, são os resultados da opulência vivida pela aristocracia rural. O dinheiro do café permitia a construção de palacetes, com ladrilhos importados. O fausto do café acabou em 1923, com uma praga que contaminou as plantações. A cana-de-açúcar, o fumo, o arroz e, posteriormente, o sisal, passaram a figurar como produtos estratégicos da economia regional.

Cachoeira do Roncador

http://fernandomachado.blog.br/wp-content/uploads/2009/07/pb-bananeiras-cachoeira-do-roncador.jpg

     É um lençol de água que desaba de uma altura de 45m, graças a uma depressão formada no curso médio (com mais de 10 pequenas quedas d'água nas pedras) do rio Bananeiras que nasce na mata da UFPB de Bananeiras. A flora nativa em redor da cachoeira mostra uma natureza exuberante, onde permanecem angelins, sucupiras, pau d'arcos, sapucaias e pirauás. O local é adequado para caminhadas ecológicas e a prática de camping selvagem. Tem um restaurante de comida regional bem próximo ao local, exatamente onde fica o estacionamento que dá acesso a cachoeira. Fica situada exatamente no limite dos municípios de Bananeiras e Borborema, no Sítio Angelim.

O Túnel do Trem
     Construído em 1922 permitiu que a estrada de ferro chegasse a Bananeiras. Antes, o trem só ia até a Vila de Camucá (atual Borborema), a 12km de distância. Durante o São João, o túnel é transformado em salão de forró e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

     O casario do município é muito rico (mais de 80 casas catalogadas pelo IPHAEP - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba), sendo que a grande maioria desse patrimônio encontra-se em bom estado de conservação e em 2005 foi assinada uma carta de intenções entre a Prefeitura Municipal e o IPHAEP, no intuito de desenvolver a recuperação, preservação e tombamento da cidade como patrimônio histórico estadual.

Fonte: http://www.paraibabrasil.com/bre_rot_bananeiras.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário